Header Ads

Ônibus de 15 metros é aposta da Volkswagen para 2020

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de ampliar a sua linha de ônibus com o Volksbus 22.280 ODS. Este ônibus permite o encarroçamento com 15 metros de comprimento, tem capacidade para 22 toneladas de PBT, e, segundo a Volkswagen, dependendo do encarroçamento permite até 115 passageiros (sendo 42 passageiros sentados, 72 passageiros em pé e um passageiro cadeirante). O 22.280 ODS traz um aumento de 30% da capacidade de passageiros quando comparado com os tradicionais ônibus urbanos médios. Além disso, transporta apenas 10 passageiros a menos do que os ônibus articulados de 18 metros de comprimento.

Foto: Carlos Júnior/Ônibus Brasil

O gerente nacional de vendas de ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Jorge Carrer, afirmou que o 22.280 ODS foi projetado para oferecer melhor custo-benefício já que reduz o consumo de combustível em relação ao custo operacional de veículos maiores como os articulados convencionais e pode ser uma boa alternativa para os corredores de menor volume de passageiros.

O 22.280 ODS, que começa a ser comercializado no primeiro semestre de 2020, tem configuração 6×2 de fábrica, suspensão pneumática, motorização dianteira MAN D08 de 277 cavalos, transmissão ZF de seis marchas e terceiro eixo direcional na frente, que permite o ônibus alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas. Outra característica são os dois eixos dianteiros direcionais.

MERCADO

Para Jorge Carrer, a economia brasileira já está apresentando melhoras, o que reflete em uma expectativa positiva para 2020. O gerente de ônibus ressalta o cenário atual com queda da taxa de juros (Selic) e crescimento do PIB e do índice Bovespa. “2019 foi bom, principalmente para o mercado de ônibus, que deve encerrar o ano com crescimento de 40% e 20 mil unidades emplacadas”, destacou.

No caso da Volkswagen esse crescimento foi de 74% e 5.087 ônibus licenciados entre janeiro e novembro, de acordo com dados da Anfavea. “Este é o quarto ano de recuperação. Em relação a participação do mercado, vamos atingir a marca de 26,8%, valor bem próximo ao patamar de 2012, de 27,9%”, explicou.

As perspectivas positivas para 2020, de acordo com Jorge Carrer, são baseadas no avanço das reformas e cenário econômico que está facilitando os créditos. “ Os bancos se mostram mais dispostos a financiar e as empresas estão com necessidade de renovar a frota já que com a crise não efetuaram compras”, afirmou.

CAMINHO NA ESCOLA

Foto: José Augusto de Souza Oliveira/Ônibus Brasil

Outro fator animador foi a conquista da licitação de 3.600 Volksbus. Os veículos já podem ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o País para o transporte de estudantes, O lote de veículos disponíveis é dividido entre o Volksbus 8.160 ODR ORE1 e Volksbus 15.190 ODR ORE3 (ônibus rural escolar) para 29 e 59 estudantes, respectivamente.

A empresa conquistou também a licitação para venda de lote de 400 unidades do Volksbus 8.160 OD Onurea Piso Alto (ônibus urbano escolar acessível, que transporta 30 estudantes) alcançando a soma de 3.600 Volksbus.

Transporte Mundial

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.